Disciplina Positiva baseia-se no conceito de que disciplina pode ser ensinada com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensa. Essa filosofia apresenta o caminho do meio entre o autoritarismo e a permissividade, resultando em ferramentas para nos ajudar a desenvolver as habilidades que tanto queremos para construir relacionamentos mais saudáveis.
Quando usamos as ferramentas da Disciplina Positiva o dia se torna mais harmonioso, e os relacionamentos com todos os que nos cercam mais prezeroso. Uma das ferramentas em Disciplina Positiva é que os “erros são ótimas oportunidades de aprendizagem”.
Para isso é importante ter em mente que a vida é um grande aprendizado, tantos para as crianças como para os pais, e que cada comportamento inadequado gera oportunidades para todos aprenderem com a situação.
Confira algumas dicas da orientadoras educacionais do Meu Castelinho:
– Mantenha a calma para não oferecer modelos inaquedados de resolução de problemas , afinal as crianças aprendem mais observando do que escutando.
– Quando seu filho se comportar mal não grite e nem ofereça modelos de agressividade, caso contrário a criança prestará mais atenção na forma ( gritos) do que no conteúdo ( o que você quer ensinar) da mensagem. Respire fundo e pense: O que ele pode aprender com essa situação? Qual é a consequência real desta atitude?
– Após essa reflexão, abaixe na altura da criança, olhe no fundo de seus olhos e pergunte porque tomou aquela atitude, tenha uma postura empática para compreender os motivos que a levaram a agir de maneira inadequada. Por exemplo: Se ela bateu no irmão, tente ajudá-la a perceber os motivos que a levaram a agir dessa maniera. Se ela for muito pequena e não conseguir expressar-se, ajua-a levantando hipóteses “ Você bateu nele porque queria o brinquedo?”
– Mostre com tranquilidade a consequência da ação, ajude-a a associar de maneira concreta a atutide com as consequências observáveis. No exemplo acima – mostre o irmão chorando, a expressão facial dos pais de decepção e ajude-a a perceber a inadequação a partir da observação.
– Quando você perceber que ela compreendeu a consequência real e concreta das próprias ações, ajude-a a reparar. No exemplo acima – fazer carinho ou pedir desculpas ao irmão. Mostre para a criança que ela é responsavel por reparar as ações e que ela também poderá sentir-se melhor assim.
– Mostre que ela é capaz de elaborar outras estratégias para atingir objetivos. No exemplo acima – Perguntando o que pode fazer quando quiser o brinquedo que está com outra pessoa. Assim você pode auxiliá-la a pensar em atitudes adequadas de resolução de problemas.
– Acompanhe com atenção os progressos, que não serão instantâneos, mas a cada situação podem revelar-se. No exemplo acima – Perceba todas as vezes que ela tentar controlar-se ou elaborar estratégias de ação que demonstrem aprendizado de atitudes e valores, como esperar pelo brinquedo, pedi-lo ou até buscar a ajuda de adultos para auxiliá-la a resolver o poblema.
– Elogie as atitudes positivas, mostre que ela está aprendendo a agir de forma assertiva, o que vai reforçar de maneira sugnificativa o processo de aprendizagem de atitudes e valores!
Você já testou a disciplina positiva? Inspire outros pais. Comente como foi.