Inspiradas nas ideias de Maria Montessori, idealizadora de uma das abordagens que fundamentam as propostas da Escola Meu Castelinho, as garrafas sensoriais despertam a curiosidade das crianças, a vontade de interagir e de testar os efeitos das próprias ações.
As crianças são exploradoras do meio ao redor, portanto as garrafas sensoriais oferecem ricas oportunidades percepção dos efeitos das próprias ações, e para o desenvolvimento da motricidade manual e da percepção visual.
Você vai precisar de:
- garrafas plásticas transparentes de diferentes tamanhos e formatos,
- durex ou fita crepe, água, anilina (opcional)
- pequenos objetos com texturas e cores diversas.
Sugestões: botões, anéis de latas de alumínio, pedrinhas, plástico colorido picado, óleo, folhas, grãos, macarrão, palitos de sorvete, gliter, escolha alguns objetos que possam ser inseridos nas garrafas e produzam algum efeito (cor, movimento, som), quando misturados à água. Encha a garrafa de água e, se desejar, misture anilina.
Feche a tampa, veja o efeito e complemente com outros objetos se achar necessário. Por fim, coloque fita crepe para lacrar a tampa e impedir que as crianças consigam abrir. As maiores de dois anos podem ajudar a produzir as garrafas, mas a supervisão dos adultos é essencial para orientar ou impedir que levem os objetos à boca, e também para lacrar a garrafa.
Com criatividade é possível criar garrafas sensoriais diferentes e muito envolventes!
Aprenda a fazer essa brincadeira divertida!
Curtiu a dica? Compartilhe com seus amigos.