Brincadeiras de Sopro na Educação Infantil

Taís Ciboto

Fonoaudióloga Educacional – Meu Castelinho

A respiração é fundamental para todos os seres vivos, mas nem sempre nos damos conta da complexidade envolvida no ato de respirar. Preferencialmente, a respiração humana deve acontecer por via nasal, para que o ar seja purificado, filtrado e aquecido antes de chegar aos pulmões, protegendo, assim, as vias aéreas superiores e favorecendo a oxigenação. Além disso, a respiração nasal está diretamente relacionada com o crescimento e o desenvolvimento craniofacial adequado da criança e ao bom funcionamento das demais funções relacionadas à mastigação, deglutição, sucção e fala.

Uma maneira simples de treinar o controle respiratório, fortalecer a musculatura de lábios, língua e bochechas e aumentar a capacidade de percepção sensorial é por meio de brincadeiras com sopro.

Para realizá-las, é necessário que a mandíbula se mantenha estável e a língua se retraia, para que os lábios possam sustentar o sopro. Todos esses movimentos também fazem parte da produção dos sons da fala, além de colaborar em outras funções, como a mastigação e a deglutição. Atividades com sopro permitem ainda que a criança conheça melhor seu próprio corpo e aprenda a coordenar a respiração durante o movimento, o que é bastante importante na prática de esportes. 

Agora que já sabemos de todos esses benefícios, vamos brincar? Sugerimos algumas atividades com sopro, que podem ser realizadas de forma simples em casa, sempre com a supervisão de um adulto.

  1. Labirinto: com massinha de modelar, a criança pode construir um labirinto, marcando o início e o fim do percurso. Em seguida, uma bolinha de isopor será colocada no início do trajeto e deverá ser conduzida ao final apenas com o sopro produzido com um canudo ou com os lábios.
  2. Bolinha de sabão: com a mistura de água e sabão, a criança pode ser orientada a soprar em um canudo para fazer bolas grandes e pequenas, controlando-se assim a quantidade de fluxo de ar necessário para cada tipo de bola.
  3. Língua de sogra: a criança pode ser incentivada a usar diferentes quantidades de ar, verificando se consegue ou não desenrolar o brinquedo.
  4. Bexiga: a criança pode encher bexigas em diferentes tamanhos, dependendo de sua idade. Em seguida, a bexiga pode ser colocada sobre uma mesa e uma competição pode ser iniciada, soprando-se a bexiga de um lado a outro para ver quem consegue derrubá-la da mesa. Se estiverem no chão, uma área pode ser delimitada e o mesmo procedimento pode ser seguido. 
  5. Cata-vento: a criança pode ser estimulada a fazer o cata-vento girar a partir da intensidade de seu sopro.
  6. Pintura: tendo como base uma folha de papel em branco, convide a criança a colocar o canudo na tinta e depois soprá-lo sobre o papel. Como uma variação, a tinta pode ser colocada diretamente sobre o papel, para que seja soprada pela criança.
  7. Soprar sobre uma linha: coloque uma fita colorida sobre uma superfície plana e incentive a criança a soprar uma bolinha de isopor sobre esta linha.
  8. Pilha de copos: monte com a criança uma torre de copos descartáveis e, quando estiver pronta, estimule-a a ir derrubando um por um, apenas com o sopro.
  9. Bola ao alvo: levar uma bolinha de isopor, por meio do sopro, até o alvo, que pode ser, por exemplo, um copo descartável preso em um canto de uma mesa.
  10.  Barquinho de papel: faça com a criança barquinhos de papel e coloque-os em uma bacia com água. Incentive-a a movimentar os barquinhos apenas com o sopro.

Esperamos que aproveitem as nossas sugestões e se divirtam! Em caso de dúvidas, estamos à disposição para qualquer orientação que se fizer necessária.

 

Referências:

CAMARGO, Patricia. Vamos brincar de gincana de sopro com a bexiga. Tempo Junto. 2020. Disponível em: https://www.tempojunto.com/2020/07/15/vamos-brincar-de-gincana-de-sopro-com-a-bexiga/. Acesso em 29 Set 2020.  

GALLO, Júlia; CAMPIOTTO, Alcione Ramos. Terapia miofuncional orofacial em crianças respiradoras orais. Rev. CEFAC , São Paulo, v. 11, supl. 3, pág. 305-310, 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000700005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 29 Set 2020.  

MARINHO, Patricia. 10 ideias de brincadeiras com canudos. Tempo Junto. 2015. Disponível em: https://www.tempojunto.com/2015/09/04/10-ideias-de-brincadeiras-com-canudo/. Acesso em 29 Set 2020.  

SCHIVINSKI, Camila Isabel Santos et al . Brinquedos terapêuticos de sopro:  a sobreposição de estímulos ventilatórios altera a mecânica respiratória de escolares saudáveis? Rev. paul. pediatr.,  São Paulo ,  v. 38,  e2018259,    2020 .   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822020000100428&lng=en&nrm=iso>. Acesso em  29  Set.  2020.

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