No Meu Castelinho a observação atenta e a escuta ativa e constante das professoras são a base para a elaboração dos planejamentos que priorizam a curiosidade e os questionamentos que as crianças fazem durante as interações com os seus pares, com os materiais e com os espaços.
Nesse semestre, algumas turmas, durante o contato com a natureza, ao observarem e cultivarem a horta e contemplarem as árvores, revelaram interesse pelos pequenos animais que existem nesses locais e pesquisas começaram a acontecer de maneira natural e significativa. Os enredos e materiais gráficos apresentados foram escolhidos com atenção e os Estudos do Meio complementaram as investigações dos pequenos.
Além da ampliação do repertório cultural por meio de poesias, histórias e canções, como por exemplo “As abelhas” e “As Borboletas” – ambas de – Vinícius de Moraes, essas propostas ajudaram as crianças a desenvolverem a capacidade de buscar informações e registrá-las de maneiras diversas, por meio de cartazes, desenhos, relatos, dança e teatro. As oportunidades de compartilhamento das descobertas foram constantes e também exercitaram habilidades linguísticas importantes; frases como: “ As minhocas ajudam a terra a ficar fofinha para plantar” ou “ Vocês sabiam que as abelhas fazem a polinização e a fruta nasce?” tornaram-se comuns no dia a dia desses grupos!