Brincar na natureza é essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
As vivências e descobertas no meio natural estimulam a curiosidade , a iniciativa e a criatividade: os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados durante a brincadeira: o galho que vira espada, a folha que vira um barquinho, dentre outros jogos simbólicos elaborados a partir das explorações das diferentes texturas e formatos.
Durante as explorações na natureza as crianças desenvolvem todos os sentidos, porque os elementos naturais proporcionam experiências sensoriais importantes para seu desenvolvimento neurológico.
O Manual de Orientação sobre os Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes, elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com o Instituto Alana e o programa Criança e Natureza, traz uma ampla análise desse tema a apresenta recomendações para pediatras, famílias e educadores.
De acordo com especialistas, o contato com a natureza melhora todos os marcos mais importantes de uma infância saudável – imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado, sociabilidade, capacidade física – e contribuiu significativamente para o bem estar integral das crianças e jovens.
Acreditamos que é essencial oferecer, desde cedo, oportunidades para as crianças conhecerem o meio ambiente ao redor, enquanto brincam…sentirem a textura da grama, da terra, do casco da árvore, perceberem os diferentes tipos de folhas, galhos e pedras, descobrirem os alimentos que vem da natureza, e a existência de diferentes seres vivos.
No Meu Castelinho as crianças são estimuladas a observarem as plantas, investigarem os jardins e a horta em busca de frutos, bichinhos e tudo mais que as interessar.
Periodicamente os grupos recebem visitas de animais domésticos e convivem com o Jabuti, que mora na escola. Assim, pretende-se que conheçam diversas formas de vida e respeitem as diferenças.
Em vivências na natureza com plantas e animais, as crianças aprendem sobre ciclos e fluxos vivos, ritmos e processos dinâmicos, de forma significativa e prazerosa.
Ao plantar, cultivar e depois colher para a propostas de Culinária, as crianças constroem noções de interconexão, e descobrem que a natureza precisa de nós, mas nós também precisamos dela.
Assim as crianças percebem que fazem parte de um todo, o que pode despertar a necessidade de cuidar e preservar a natureza.
Evidências científicas apontam que a falta de contato com a natureza pode contribuir para problemas físicos e mentais. No novo capítulo de “O Começo da Vida”, os principais especialistas no tema mostram como essa conexão pode fazer parte da cura para os maiores desafios da humanidade contemporânea, e também da construção de uma vida de mais bem-estar e felicidade.
Que tal uma sessão cinema em família? O começo da vida 2 está disponível no Netflix – aproveitem!
http:// https://www.netflix.com/title/81347751?s=i&trkid=13747225&t=wha
Referências:
O Começo da Vida 2. Disponível em:
Manual de Orientação – Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. Disponível em:
https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2019/05/manual_orientacao_sbp_cen.pdf