Um dos pilares que sustentam a proposta pedagógica do Meu Castelinho é a Vivência de Valores, por isso as crianças e suas famílias são convidadas a participarem de campanhas solidárias durante o ano letivo, para vivenciarem a união, a empatia e a solidariedade, enquanto contribuem para o bem estar e a qualidade de vida de muitas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Esta campanha solidária é realizada em parceria com a Galera do Bem, uma organização que realiza um trabalho sério e dedicado em prol da aldeia Tekoá Porã e de entidades beneficentes , que atendem crianças e idosos carentes em São Paulo.
O projeto visa contribuir com a campanha de alimentos para a aldeia, que abriga uma população indígena de aproximadamente 80 adultos e 40 crianças, que está tentando sobreviver do cultivo da terra e da criação de animais.
Estamos unindo esforços também para ajudar na manutenção da escola da aldeia, que foi implantada recentemente para oferecer aulas às crianças e jovens da comunidade.
Será um grande desafio, que poderá proporcionar a vivência de valores essenciais para a formação das nossas crianças!
E então?! Vamos juntos?
A Campanha Solidária em prol da aldeia Tekoá Porã teve início em 2022 e tem como principal objetivo envolver as crianças e suas famílias nessa causa tão importante, que é a preservação dos povos originários, de sua cultura e seus territórios.
A construção de valores, como generosidade, empatia, desprendimento, respeito à diversidade, solidariedade e união são essenciais para a formação das crianças. Portanto acreditamos que é papel da escola e da família proporcionar vivências nas quais elas possam praticar esses valores desde cedo, para que gradativamente compreendam a importância do seu papel no coletivo.
Quando pensamos em Educação, acreditamos que as sementes que plantamos dentro dos muros da escola devem frutificar para além do atendimento e formação das nossas crianças, semeando valores éticos em nosso entorno e contribuindo para uma sociedade mais humana, justa e solidária.
Por isso essa campanha está aberta às famílias do Meu Castelinho e também a todos que desejarem participar!
Vamos contribuir para a construção de uma sociedade melhor?
Desde o início do projeto, as crianças são envolvidas em vivências para observar fotos da aldeia, participam de conversas, momentos de reflexão e construção de conhecimentos acerca da cultura dessa comunidade indígena.
Alguns grupos também ouvem histórias, para ampliar seus conhecimentos acerca dos povos originários, fazem listas de alimentos que têm em casa que poderiam ser doados, fazem cartazes e produzem caixas de doações.
Assim, as crianças são incentivadas desde cedo a valorizar a cultura indígena, a perceber a importância de ajudar o próximo e os benefícios desse gesto tão nobre.
Vamos contribuir com uma sociedade melhor?
Nos últimos anos a campanha foi um verdadeiro sucesso, envolvendo as famílias, professores e toda a comunidade escolar!
As crianças trouxeram alimentos não perecíveis, cobertores, roupas, brinquedos e materiais escolares que encheram as nossas caixas de doações e contribuíram para a subsistência e alegria da aldeia!
Os educadores da escola também separaram mesas, cadeiras, livros, uniformes e materiais escolares do Meu Castelinho para contribuir com a implantação da escola da aldeia.
Também foi possível destinar doações em espécie, arrecadadas durante os bazares solidários de uniformes usados. Com esses recursos conseguimos comprar uma rede de pesca, botijões de gás, alimentos perecíveis e móveis, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na aldeia.
Unidade Pinheiros
Unidade Itaim Bibi
Unidade Pinheiros
Unidade Itaim
Tivemos a oportunidade de conhecer a aldeia, por meio dos relatos, fotos e vídeos da Andrea C. Oliveira, orientadora educacional da escola, que esteve presente, juntamente com a Galera do Bem, em uma das visitas para a entrega de doações.
“Foi emocionante encontrar crianças vestidas com o uniforme do Meu Castelinho, receber sorrisos e abraços delas! Foi como uma forma de agradecimento à escola pelas doações recebidas, já que poucas pessoas da aldeia falam a nossa língua”
“Conhecemos a estrutura da aldeia, conversamos com o Pajé e algumas mães da comunidade que falam português, e percebemos como a contribuição de cada um de nós foi importante!”
Represa Billings a margem da aldeia
Nossa orientadora conversando com o Pajé
“Conhecemos a escola que está sendo implantada na aldeia e entregamos livros, mesas e cadeiras que eram da escola”
“As crianças da aldeia ficaram tão felizes com tudo o que levamos, que ofereceram, além de sorrisos e abraços espontâneos, uma linda apresentação de dança e canto indígena!”
Gratidão! Este é o nosso sentimento por todos que colaboram com a campanha solidária em prol da aldeia Tekoá Porã!
Agradecemos às famílias e educadores do Meu Castelinho e a todos que nos ajudaram a plantar sementes de união e solidariedade entre as nossas crianças e espalhá-las pelo mundo!
Saiba mais sobre a vivência de valores