Um bebê recém-nascido e até mais ou menos 3 meses, pode ficar na cama, no sofá, no berço. Mas a partir do momento em que eles começam a se interessar pelas coisas que estão ao redor, virar a cabeça pra lado e até rolar para o lado, é interessante colocá-lo numa superfície maior e mais firme, até para evitar acidentes. Então, um tapetinho fino sobre o piso é mais adequado. Essa superfície plana e firme permite que o bebê, a partir da posição deitada de barriga para cima, vá descobrindo seu corpo e seus movimentos. Então ele levanta braços e pernas no ar, leva as mãos na boca e brinca com as mãos, também dá chutes no ar. Depois pega seu pé, estica o braço para pegar um objeto que está próximo, depois rola para um lado, até rolar e ficar de barriga para baixo e assim por diante até começar se locomover no chão.
O uso de cadeirinhas, bebês confortos, balancinhos limita os movimentos do bebê e consequentemente limitam a descoberta do seu próprio corpo e da sua capacidade de agir no mundo.
Quando os bebês são menores os brinquedos eles precisam ser leves e fáceis de manipular, como lenço, naninhas, argolas, pequenas pelúcias, mordedores, animais de borracha. Dispostos em meia lua ao redor do bebê. Também é preciso lembrar que o adulto precisa reorganizar esse espaço de tempos em tempos para colocar os objetos próximos novamente, para observar pelo que ele se interessa e o que não está interessando que poderia ser trocado por outro objeto. Além de interagir com o bebê sempre que solicitado.
Autora Leila Saita
Psicomotricista do Meu Castelinho