O cesto dos tesouros é uma Experiência Sensorial inspirada no método Montessori, que pode proporcionar aprendizagem e muita diversão!
Considerando que os bebês são cientistas natos e exploram o mundo ao redor com todos os sentidos, nossa missão é encontrar materiais ( não necessariamente brinquedos) que ofereçam o contato com diferentes texturas, cores, formatos, sons e muitas possibilidades de exploração.
Alguns exemplos são buchas de banho, misturadores de cozinha, dentre outras opções de objetos de uso cotidiano.
Mas atenção, os materiais devem estar limpos e higienizados e em perfeito estado, para não oferecerem riscos à saúde e integridade das crianças, afinal elas exploram os materiais com todos os sentidos, e tudo vai a boca nessa fase.
O cesto pode ser de qualquer material, mas o tamanho e também a posição dependerá da idade da criança, que precisa ter visibilidade do que está dentro para que tenha curiosidade e vontade de investigar.
Esse jogo sensorial favorece o desenvolvimento psicomotor, a concentração e a iniciativa, mas devemos permitir que a criança seja livre para pegar o objeto que desejar. Dessa forma estamos contribuindo para que aprenda a atuar com liberdade e autonomia.
Como montar e apresentar o cesto dos tesouros?
– Escolha um cesto amplo e com altura suficiente para que a criança posa observar os objetos enquanto está sentada.
– Ofereça materiais diversos do cotidiano, como esponjas, buchas,, colheres de madeira e de metal, potes , misturadores e utensílios de cozinha, escovas diversas, espanador, argolas, formas de gelo, pedaços de tecidos e fitas, pente de madeira, carretéis vazios, pedaços de fitas e tecidos, chocalhos de diversos materiais, rolinhas de pintura, peneiras variadas, bolas pequenas, luvas, dentre muitos outros materiais.
– Crie um ambiente atrativo e confortável, coloque um tapete embaixo do cesto para que a criança possa sentar-se e brincar com tranquilidade
– Apresente o cesto e procure não interferir, apenas observe e deixe com que a criança explore os objetos de forma autônoma e criativa, sem orientações predeterminadas.
Boa sorte! Depois conte pra gente como foi esta Experiência Sensorial para seu filho, deixe seu comentário!