Cozinhar é uma atividade interessante para as crianças, que vivenciam uma experiência sensorial divertida e educativa, na medida em que podem tocar, apertar, mexer, cheirar, provar e observar os efeitos das próprias ações sobre os ingredientes.
É possível incluir os pequenos em propostas de Culinária, desde que os adultos possam planejar antecipadamente qual será a participação da criança, de acordo com as possibilidades individuais, e também a prevenção de riscos que devem ser evitados. Dessa forma, oferecer oportunidades para que elas ajudem e “coloquem a mão na massa” é divertido e educativo!
Por meio da culinária, a criança desenvolve competências lógicas, como contagem, organização e planejamento, ao ler (ou ouvir) o passo a passo da receita e separar os ingredientes e utensílios necessários. Durante a execução, elas desenvolvem a coordenação motora, a percepção olfativa e gustativa e vivenciam conceitos relacionados a procedimentos de higiene, medidas, quantidades, consistências e tempo de preparo.
Por fim, e não menos importante, elas podem contribuir com a limpeza e arrumação da cozinha, afinal sujar e bagunçar faz parte da brincadeira, mas entender que é preciso deixar tudo como estava antes também é aprendizado!
Sem dúvida, cozinhar com as crianças é uma rica oportunidade para aprender e aproveitar o tempo em família!
Confira aqui algumas receitas deliciosas para fazer em família!