EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Infantil
A proposta pedagógica é baseada em vivências, experiências de exploração e projetos, que propiciam construção de conhecimentos de maneira significativa e colaborativa.
Os contextos de aprendizagem são elaborados a partir de diversos temas relacionados à realidade das crianças, estimulam o desenvolvimento de competências, o aprendizado de conceitos, procedimentos e atitudes em todas as áreas do conhecimento.
Grupos
Os grupos são organizados por idade, condições sócio emocionais e amadurecimento pedagógico, a partir da observação constante e individualizada das crianças nesses aspectos. Podem ocorrer alterações nos grupos durante o ano letivo, que variam de acordo com o desenvolvimento de cada criança.
Grupos | Corresponde a: |
Maternal | 2 e 3 anos |
Jardim |
4 e 5 anos |
* Idade completada no ano de frequência até 31 de março
Rotinas e Horários
A regularidade das situações torna as vivências escolares cada vez mais familiares, por isso é importante que as famílias, após definirem o horário de frequência, procurem cumpri-lo, para a organização da rotina de cada criança, de acordo com as vivências pedagógicas e momentos de convivência planejados ao grupo.
Conheça os horários de frequência para a Educação Infantil
Na Educação Infantil as crianças começam a construir a noção de tempo, a perceber a sequência de atividades, antecipar acontecimentos e associá-los a determinados procedimentos, como por exemplo: lavar as mãos – alimentar-se – escovar os dentes. Gradativamente desenvolvem a noção e organização temporal e aprendem a planejar, juntamente com o grupo e as educadoras, as propostas que serão realizadas no dia.
CONTEXTOS EDUCACIONAIS
A aprendizagem na infância acontece de forma interdisciplinar, ou seja, a construção dos conhecimentos envolve o desenvolvimento de linguagens e capacidades em diversas áreas simultaneamente. Conheça as Áreas Pedagógicas da Ed. Infantil:.
Linguagem
As crianças interagem com o mundo por meio de múltiplas linguagens, com as quais descobrem e atribuem significados aos acontecimentos, e buscam formas para relacionar-se com o meio social e ambiente que as rodeia. Inicialmente procuram explorar tudo o que está ao redor, por meio dos sentidos e inúmeras tentativas para descobrirem as próprias capacidades e possibilidades do ambiente físico e social. Nesse processo, desenvolvem o raciocínio lógico, a coordenação motora e aos poucos percebem a necessidade de adequar os gestos às situações e passam a planejar e antecipar ações para atingir objetivos.
A área de Linguagem possibilita às crianças estabelecer relações consigo, com os outros, com a imaginação e com a cultura. Em consequência, ampliam a forma de sentir e pensar sobre o mundo em que estão inseridas. As propostas dessa área são divididas em alguns eixos, que envolvem diferentes formas de Linguagem, como:
Expressão Oral e Escrita
Expressão Artística
Musicalização:
A música integra a vida das crianças desde muito cedo, quando descobrem os sons que produzem e aqueles que são gerados pelos objetos, distinguem tons de voz e associam as melodias às atividades de rotina. A linguagem musical desenvolve-se paralelamente às outras formas de linguagem e proporciona o exercício da Percepção Auditiva e da Expressão Musical, de maneira lúdica e divertida. Essa área oferece às crianças oportunidades de vivenciar diversos elementos musicais, como: a diversidade de gêneros e ritmos, as qualidades expressas pelo som, a subjetividade dos sentimentos diante das produções artísticas, dentre outras, em um exercício sensível e expressivo.
Um especialista em musicalização integra as propostas educacionais por meio de consultoria e atividades específicas. Saiba mais em Atividades com Educadores Especialistas.
Artes Visuais:
Durante o cotidiano escolar, diversas atividades de exploração de espaços e materiais são propostas para as crianças desenvolverem autoconfiança nas próprias capacidades, conhecerem os materiais, e elaborarem possibilidades de interação e imaginação.
Na medida em que conhecem o mundo, ingressam com facilidade no faz de conta, conseguem fantasiar, criar e recriar; veem as coisas de uma maneira especial, totalmente infantil e única e, por isso, um simples traço pode transformar-se em algo inusitado e incrível.
Os grupos Laranja e Verde têm contato com obras de arte variadas e seus produtores nas Oficinas de Artes Visuais – mais informações em Projetos.
Teatro:
O jogo simbólico representa uma das primeiras experiências de representação das crianças, nas quais assumem diferentes papéis conhecidos e atribuem diversos significados aos objetos da brincadeira. Ao representar papéis, as crianças desenvolvem a linguagem oral, a imaginação e aprendem a expressar-se por meio da linguagem corporal. Atividades teatrais, livres e dirigidas, favorecem o conhecimento de si e do outro, desenvolvem a espontaneidade, imaginação, criatividade, percepção e observação. A partir do grupo Verde as crianças participam da Oficina de Teatro com educador especialista. Saiba mais em Atividades com Educadores Especialistas.
Movimento
O Movimento constitui-se em uma das principais formas da criança interagir com o meio ambiente e social, em um processo de descoberta de si própria e do mundo, a partir de explorações, investigações e conclusões que estabelecem com tudo o que está ao seu redor.
Gradativamente passam a adequar gestos e movimentos às intenções, de acordo com desejos e necessidades em um processo de busca, amadurecimento e aprendizagem. A área de Movimento tem como objetivo principal propor desafios, por meio de diferentes propostas, para que as crianças aperfeiçoem os movimentos manuais e corporais, desenvolvam a autoconfiança e o pensamento lógico, para agir com independência e autonomia.
Um especialista em psicomotricidade acompanha o desenvolvimento das crianças e integra as propostas educacionais por meio de consultoria e atividades específicas.
Raciocínio Lógico e Matemático
Desde o nascimento as crianças estão imersas em um universo no qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizamos o pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. O raciocínio lógico é uma habilidade que elas desenvolvem desde cedo, no brincar e nas relações de causa e efeito que estabelecem com os objetos e pessoas. Por meio dessa linguagem as crianças aprendem conceitos, noções de quantidade, distâncias, grandezas, medidas, tempo, espaço e forma; e desenvolvem capacidades de pensar e expressar-se matematicamente, interpretar dados, resolver problemas e criar estratégias.
Este eixo propicia às crianças explorar diferentes ideias matemáticas, construídas por elas através de interações com o meio, de forma prazerosa e contextualizada, para que possam compreender a matemática como fator inserido na vida cotidiana.
Um especialista em psicomotricidade acompanha o desenvolvimento das crianças e integra as propostas educacionais por meio de consultoria e atividades específicas.
Meio ambiente e cultural
As crianças estabelecem relações com o meio desde cedo, em suas explorações durante as brincadeiras. Nesse processo, desenvolvem a capacidade de investigar, pesquisar e elaborar hipóteses pela interação que estabelecem com objetos, pessoas e elementos da natureza e da cultura. Diante das propostas dessa área, os alunos percebem-se integrantes de grupos socioculturais, vivenciam diversificadas experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas pertinentes ao mundo social e natural.
O contato e o cuidado com a natureza
Uma das vivências que integra o cotidiano é a horticultura, em que os alunos plantam verduras, ervas e legumes, participam do cultivo, e depois colhem para aproveitar nas atividades de Culinária. Assim, têm a oportunidade de conhecer os alimentos que vêm da natureza, perceber a interdependência entre a humanidade e o meio natural e também a importância da alimentação saudável.
O projeto de Reciclagem, desenvolvido com grupos de Vermelho, Laranja e Verde, representa um rico recurso de aprendizagem, por uma causa tão importante em nossa sociedade: a questão do lixo. No cotidiano são planejadas atividades que oportunizam o desenvolvimento de valores e atitudes, e possibilitam a construção de conhecimentos, reflexões e ações preventivas dentro da escola.
Ao utilizar materiais não estruturados em propostas artísticas e de construção, as crianças desenvolvem capacidades criativas, éticas e estéticas, a partir de possibilidades de reaproveitamento dos objetos que poderiam ser descartados. Assim, conhecem os diferentes tipos de materiais e a importância de reciclar e reaproveitar o lixo.
Vinculadas à outras propostas do currículo, as crianças também são mobilizadas a engajar-se em ações voltadas à sustentabilidade, como as Campanhas Solidárias, o Bazar de troca de uniformes, livros e fantasias.
O contato e a interação com elementos culturais
Múltiplas Linguagens
As crianças comunicam ideias, sentimentos, entendimentos e observações, que são valorizadas durante a investigação exploração autônoma, nas experiências corporais, sensoriais e artísticas (plásticas, musicais, teatrais) vivenciadas na escola.O currículo da Educação Infantil oferece diversas oportunidades para que as crianças possam expressar-se livremente por meio de múltiplas linguagens, desenvolvam a criatividade, descubram as próprias possibilidades e ampliem seu repertório cultural – ao conhecer obras musicais, artísticas e literárias, como referências para novas representações.
Especialistas nas áreas de Musicalização, Psicomotricidade, Inglês, Teatro e Yoga integram o currículo, orientam o planejamento e ampliam as oportunidades de aprendizagem das crianças.
PROJETOS
Para que as crianças sintam-se integrantes do grupo, percebam a importância do seu papel no coletivo e possam estabelecer relações entre o conhecimento construído na escola e a própria realidade, a proposta educacional da escola fundamenta-se em Projetos.
Nos projetos o mais importante não é o produto ou o resultado final, mas o processo de pesquisa, de criação de hipóteses, de síntese de informações e de geração de sentido, como meio de aproximar as atividades da vida social às atividades formais da escola e conectar os saberes das crianças aos saberes mais elaborados no plano curricular.
Assim como os projetos, a escola dispõe de diversos outros dispositivos pedagógicos. São eles:
Projetos Interdisciplinares
A partir dos temas de interesse, as crianças assumem o papel de investigadoras, responsabilizam-se por um trabalho intelectual de resolução de problemas percebidos por elas como relevantes, têm a oportunidade de trocar informações e são incentivadas a observar, refletir, pesquisar, interpretar, levantar hipóteses, confrontar ideias, analisar informações, dentre outras capacidades essenciais para a vida.
A escola propicia a integração dos pais com o processo educacional e pedagógico das crianças, por isso abre “espaços” e motiva a família a contribuir com experiências. Os temas abordados, bem como as etapas dos projetos, são informados no início de cada semestre, para que os pais possam envolver-se com o processo de construção do grupo.
Clube da Leitura
Durante o ano letivo as crianças doam um livro para o projeto e escolhem um do acervo do grupo para levar para casa aos finais de semana, dentro da sacola do Clube da Leitura. Em grupo, na escola, são realizadas atividades variadas, vinculadas a esse projeto, principalmente para desenvolver capacidades relacionadas à área da Linguagem.
Oficinas de Artes Visuais
Neste contexto acontecem as Oficinas de Artes Visuais, nas quais as crianças, dos grupos Laranja e Verde, têm contato com obras de arte variadas e seus produtores; conhecem a vida e o estilo de artistas e, de maneira natural e significativa, desenvolvem: atenção, concentração, imaginação, criatividade e a capacidade de reproduzir.
Ao final de cada semestre as crianças organizam, com os educadores, a mostra de trabalhos, para expor as obras que foram elaboradas por elas, a partir das referências apresentadas.
Campanhas Solidárias
– Saiba mais sobre a Campanha Solidária
Estudo do meio
Os pais são informados com antecedência sobre objetivos, locais, datas e valores desses estudos.
Day Night e Day Night Camp
propostas cotidianas, que visam o desenvolvimento da autonomia, as crianças a partir de 3 anos são convidadas para o Day Night, acantonamento que acontece na escola durante o primeiro semestre letivo. A partir do Jardim, as crianças também são convidadas para o Day Night Camp, estudo do meio em um sítio, onde as crianças passam dois dias e uma noite.
Essas experiências representam ricas oportunidades de aprendizagem, possibilitam o exercício da independência, autonomia, do cuidado de si e dos
próprios pertences, favorecem o desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança, da capacidade de superação de desafios e fortalecem os vínculos de amizade