EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil

A Educação Infantil oferece propostas seguras e desafiadoras, que estimulam o desenvolvimento integral das crianças e proporcionam oportunidades para a interação e a participação em variadas situações de aprendizagem.
A proposta pedagógica é baseada em vivências, experiências de exploração e projetos, que propiciam construção de conhecimentos de maneira significativa e colaborativa.
Os contextos de aprendizagem são elaborados a partir de diversos temas relacionados à realidade das crianças, estimulam o desenvolvimento de competências, o aprendizado de conceitos, procedimentos e atitudes em todas as áreas do conhecimento.

Grupos

 

Grupos

Os grupos são organizados por idade, condições sócio emocionais e amadurecimento pedagógico, a partir da observação constante e individualizada das crianças nesses aspectos. Podem ocorrer alterações nos grupos durante o ano letivo, que variam de acordo com o desenvolvimento de cada criança.

 

Grupos                         Corresponde a:
Maternal 2 e 3 anos
 

Jardim

 

4 e 5 anos

 

* Idade completada no ano de frequência até 31 de março

Rotinas e Horários

 

Rotinas e Horários
A rotina apresenta uma sequência de atividades diversificadas e possibilita às crianças o reconhecimento das particularidades e duração de cada momento, o que contribui para o desenvolvimento autoconfiança, da noção e da organização temporal, da autonomia, de capacidades em diversas áreas e de hábitos essenciais para a vida.

A regularidade das situações torna as vivências escolares cada vez mais familiares, por isso é importante que as famílias, após definirem o horário de frequência, procurem cumpri-lo, para a organização da rotina de cada criança, de acordo com as vivências pedagógicas e momentos de convivência planejados ao grupo.

 

Conheça os horários de frequência para a Educação Infantil 

 

Na Educação Infantil as crianças começam a construir a noção de tempo, a perceber a sequência de atividades, antecipar acontecimentos e associá-los a determinados procedimentos, como por exemplo:  lavar as mãos – alimentar-se – escovar os dentes. Gradativamente desenvolvem a noção e organização temporal e aprendem a planejar, juntamente com o grupo e as educadoras, as propostas que serão realizadas no dia.

CONTEXTOS EDUCACIONAIS

 

A aprendizagem na infância acontece de forma interdisciplinar, ou seja, a construção dos conhecimentos envolve o desenvolvimento de linguagens e capacidades em diversas áreas simultaneamente. Conheça as Áreas Pedagógicas da Ed. Infantil:.

Linguagem

As crianças interagem com o mundo por meio de múltiplas linguagens, com as quais descobrem e atribuem significados aos acontecimentos, e buscam formas para relacionar-se com o meio social e ambiente que as rodeia. Inicialmente procuram explorar tudo o que está ao redor, por meio dos sentidos e inúmeras tentativas para descobrirem as próprias capacidades e possibilidades do ambiente físico e social. Nesse processo, desenvolvem o raciocínio lógico, a coordenação motora e aos poucos percebem a necessidade de adequar os gestos às situações e passam a planejar e antecipar ações para atingir objetivos.
A área de Linguagem possibilita às crianças estabelecer relações consigo, com os outros, com a imaginação e com a cultura. Em consequência, ampliam a forma de sentir e pensar sobre o mundo em que estão inseridas. As propostas dessa área são divididas em alguns eixos, que envolvem diferentes formas de Linguagem, como:

Expressão Oral e Escrita
Desenvolvem capacidades comunicativas por meio da experimentação da linguagem, em contextos nos quais as crianças podem comunicar intenções e ideias, compartilhar informações, elaborar argumentações e atribuir significados à palavras e textos. No contato com diferentes formas de literatura, as crianças ampliam o vocabulário e são estimuladas a compreender o aspecto funcional da comunicação oral e escrita em sua realidade, de maneira natural e espontânea, a partir de vivências que motivam o interesse e a curiosidade. Nesse processo de construção da base alfabética elas são incentivadas a levantar hipóteses, aprender a lidar com os erros de maneira construtiva, e estabelecer relações do que sabem com o que querem aprender.

Expressão Artística
Por meio da arte a criança estabelece relações consigo mesma, com as outras pessoas e a cultura, amplia sua forma de sentir e pensar sobre o mundo em que está inserida, desenvolve a imaginação e a criatividade. As vivências em expressão artística acontecem por meio de atividades de Musicalização, Artes Visuais e Teatro, de forma integrada aos temas durante o cotidiano.

Musicalização:

A música integra a vida das crianças desde muito cedo, quando descobrem os sons que produzem e aqueles que são gerados pelos objetos, distinguem tons de voz e associam as melodias às atividades de rotina. A linguagem musical desenvolve-se paralelamente às outras formas de linguagem e proporciona o exercício da Percepção Auditiva e da Expressão Musical, de maneira lúdica e divertida. Essa área oferece às crianças oportunidades de vivenciar diversos elementos musicais, como: a diversidade de gêneros e ritmos, as qualidades expressas pelo som, a subjetividade dos sentimentos diante das produções artísticas, dentre outras, em um exercício sensível e expressivo.

Um especialista em musicalização integra as propostas educacionais por meio de consultoria e atividades específicas. Saiba mais em Atividades com Educadores Especialistas.

Artes Visuais:

Durante o cotidiano escolar, diversas atividades de exploração de espaços e materiais são propostas para as crianças desenvolverem autoconfiança nas próprias capacidades, conhecerem os materiais, e elaborarem possibilidades de interação e imaginação.

Na medida em que conhecem o mundo, ingressam com facilidade no faz de conta, conseguem fantasiar, criar e recriar; veem as coisas de uma maneira especial, totalmente infantil e única e, por isso, um simples traço pode transformar-se em algo inusitado e incrível.

Os grupos Laranja e Verde têm contato com obras de arte variadas e seus produtores nas Oficinas de Artes Visuais – mais informações em Projetos.

 

 Teatro:

O jogo simbólico representa uma das primeiras experiências de representação das crianças, nas quais assumem diferentes papéis conhecidos e atribuem diversos significados aos objetos da brincadeira. Ao representar papéis, as crianças desenvolvem a linguagem oral, a imaginação e aprendem a expressar-se por meio da linguagem corporal. Atividades teatrais, livres e dirigidas, favorecem o conhecimento de si e do outro, desenvolvem a espontaneidade, imaginação, criatividade, percepção e observação. A partir do grupo Verde as crianças participam da Oficina de Teatro com educador especialista. Saiba mais em Atividades com Educadores Especialistas.

Movimento

O Movimento constitui-se em uma das principais formas da criança interagir com o meio ambiente e social, em um processo de descoberta de si própria e do mundo, a partir de explorações, investigações e conclusões que estabelecem com tudo o que está ao seu redor.

Gradativamente passam a adequar gestos e movimentos às intenções, de acordo com desejos e necessidades em um processo de busca, amadurecimento e aprendizagem. A área de Movimento tem como objetivo principal propor desafios, por meio de diferentes propostas, para que as crianças aperfeiçoem os movimentos manuais e corporais, desenvolvam a autoconfiança e o pensamento lógico, para agir com independência e autonomia.

Um especialista em psicomotricidade acompanha o desenvolvimento das crianças e integra as propostas educacionais por meio de consultoria e atividades específicas.

Raciocínio Lógico e Matemático

Desde o nascimento as crianças estão imersas em um universo no qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizamos o pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. O raciocínio lógico é uma habilidade que elas desenvolvem desde cedo, no brincar e nas relações de causa e efeito que estabelecem com os objetos e pessoas. Por meio dessa linguagem as crianças aprendem conceitos, noções de quantidade, distâncias, grandezas, medidas, tempo, espaço e forma; e desenvolvem capacidades de pensar e expressar-se matematicamente, interpretar dados, resolver problemas e criar estratégias.

Este eixo propicia às crianças explorar diferentes ideias matemáticas, construídas por elas através de interações com o meio, de forma prazerosa e contextualizada, para que possam compreender a matemática como fator inserido na vida cotidiana.

Um especialista em psicomotricidade acompanha o desenvolvimento das crianças e integra as propostas educacionais por meio de consultoria e atividades específicas.

Meio ambiente e cultural

As crianças estabelecem relações com o meio desde cedo, em suas explorações durante as brincadeiras. Nesse processo, desenvolvem a capacidade de investigar, pesquisar e elaborar hipóteses pela interação que estabelecem com objetos, pessoas e elementos da natureza e da cultura. Diante das propostas dessa área, os alunos percebem-se integrantes de grupos socioculturais, vivenciam diversificadas experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas pertinentes ao mundo social e natural.

O contato e o cuidado com a natureza
O Meu Castelinho visa formar seres humanos autônomos que analisem a realidade, reflitam sobre as próprias ações e criem soluções para os problemas cotidianos. Vinculados aos muitos temas do Meio Ambiente, são abordados frequentemente os cuidados com os seres vivos e com a natureza, através de vivências de contato com plantas, animais e recursos naturais. Dessa forma, as crianças são instigadas a prestar atenção aos elementos e fenômenos naturais, e a descobrirem a importância da preservação dos recursos naturais para a vida no planeta.
Uma das vivências que integra o cotidiano é a horticultura, em que os alunos plantam verduras, ervas e legumes, participam do cultivo, e depois colhem para aproveitar nas atividades de Culinária. Assim, têm a oportunidade de conhecer os alimentos que vêm da natureza, perceber a interdependência entre a humanidade e o meio natural e também a importância da alimentação saudável.

O projeto de Reciclagem, desenvolvido com grupos de Vermelho, Laranja e Verde, representa um rico recurso de aprendizagem, por uma causa tão importante em nossa sociedade: a questão do lixo. No cotidiano são planejadas atividades que oportunizam o desenvolvimento de valores e atitudes, e possibilitam a construção de conhecimentos, reflexões e ações preventivas dentro da escola.
Ao utilizar materiais não estruturados em propostas artísticas e de construção, as crianças desenvolvem capacidades criativas, éticas e estéticas, a partir de possibilidades de reaproveitamento dos objetos que poderiam ser descartados. Assim, conhecem os diferentes tipos de materiais e a importância de reciclar e reaproveitar o lixo.
Vinculadas à outras propostas do currículo, as crianças também são mobilizadas a engajar-se em ações voltadas à sustentabilidade, como as Campanhas Solidárias, o Bazar de troca de uniformes, livros e fantasias.

O contato e a interação com elementos culturais
Conhecer a cultura em que a sociedade está inserida é fundamental para o desenvolvimento das crianças, por isso durante o cotidiano na escola são apresentados diversos elementos que ampliam o repertório delas, por meio de textos, músicas, imagens, poesias, vídeos e obras de arte, para que conheçam a cultura do Brasil e do mundo e construam a própria identidade cultural. O uso de tecnologias contribui na busca de informações que complementam os temas abordados nos projetos, ampliam as percepções dos alunos e auxiliam na construção de novos conhecimentos.

Múltiplas Linguagens

As crianças comunicam ideias, sentimentos, entendimentos e observações, que são valorizadas durante a investigação exploração autônoma, nas experiências corporais, sensoriais e artísticas (plásticas, musicais, teatrais) vivenciadas na escola.
O currículo da Educação Infantil oferece diversas oportunidades para que as crianças possam expressar-se livremente por meio de múltiplas linguagens, desenvolvam a criatividade, descubram as próprias possibilidades e ampliem seu repertório cultural – ao conhecer obras musicais, artísticas e literárias, como referências para novas representações.
Especialistas nas áreas de Musicalização, Psicomotricidade, Inglês, Teatro e Yoga integram o currículo, orientam o planejamento e ampliam as oportunidades de aprendizagem das crianças.

PROJETOS

Para que as crianças sintam-se integrantes do grupo, percebam a importância do seu papel no coletivo e possam estabelecer relações entre o conhecimento construído na escola e a própria realidade, a proposta educacional da escola fundamenta-se em Projetos.

Nos projetos o mais importante não é o produto ou o resultado final, mas o processo de pesquisa, de criação de hipóteses, de síntese de informações e de geração de sentido, como meio de aproximar as atividades da vida social às atividades formais da escola e conectar os saberes das crianças aos saberes mais elaborados no plano curricular.

Assim como os projetos, a escola dispõe de diversos outros dispositivos pedagógicos. São eles:

Projetos Interdisciplinares
Cada grupo de crianças é único e especial no Meu Castelinho, pois a individualidade dos integrantes contribui para formar a característica da turma. Por meio da escuta atenta dos educadores, as necessidades, interesses, desejos e particularidades são respeitadas e valorizadas.
A partir dos temas de interesse, as crianças assumem o papel de investigadoras, responsabilizam-se por um trabalho intelectual de resolução de problemas percebidos por elas como relevantes, têm a oportunidade de trocar informações e são incentivadas a observar, refletir, pesquisar, interpretar, levantar hipóteses, confrontar ideias, analisar informações, dentre outras capacidades essenciais para a vida.

A escola propicia a integração dos pais com o processo educacional e pedagógico das crianças, por isso abre “espaços” e motiva a família a contribuir com experiências. Os temas abordados, bem como as etapas dos projetos, são informados no início de cada semestre, para que os pais possam envolver-se com o processo de construção do grupo.

Clube da Leitura
No Meu Castelinho os estudantes têm acesso a diversos materiais gráficos em seu cotidiano para que despertem o prazer pela leitura, muito antes de aprenderem a ler. O Clube da Leitura foi criado com o objetivo principal de incentivar o hábito da leitura também em casa, e de ampliar o contato das famílias com uma diversidade de obras literárias.

Durante o ano letivo as crianças doam um livro para o projeto e escolhem um do acervo do grupo para levar para casa aos finais de semana, dentro da sacola do Clube da Leitura. Em grupo, na escola, são realizadas atividades variadas, vinculadas a esse projeto, principalmente para desenvolver capacidades relacionadas à área da Linguagem.

Oficinas de Artes Visuais
Por meio da Arte as crianças estabelecem relações consigo mesmas, com as outras pessoas, com a imaginação e com a cultura, ampliando sua forma de sentir e pensar sobre o mundo em que está inserida.
Neste contexto acontecem as Oficinas de Artes Visuais, nas quais as crianças, dos grupos Laranja e Verde, têm contato com obras de arte variadas e seus produtores; conhecem a vida e o estilo de artistas e, de maneira natural e significativa, desenvolvem: atenção, concentração, imaginação, criatividade e a capacidade de reproduzir.

Ao final de cada semestre as crianças organizam, com os educadores, a mostra de trabalhos, para expor as obras que foram elaboradas por elas, a partir das referências apresentadas.

Campanhas Solidárias
Um dos objetivos da escola é a formação de indivíduos mais conscientes, empáticos, solidários e humanos, capazes de colocar-se no lugar dos outros e perceber a importância das ações sociais, que transformem a realidade. Nesse contexto acontecem as Campanhas Solidárias, que oferecem oportunidades para que os alunos vivenciem diversos valores, como: solidariedade, respeito às diferenças, desprendimento, sustentabilidade, dentre outros. As Campanhas são informadas aos alunos e pais semestralmente

– Saiba mais sobre a Campanha Solidária

Estudo do meio
Estudos do meio proporcionam experiências de aprendizagem fora da escola e potencializam, de maneira significativa, a construção de conhecimentos e a constatação de informações pesquisadas na escola. Visitas à exposições de arte, passeios ecológicos e culturais fazem parte do currículo da Educação Infantil, enriquecem e ilustram o processo de aprendizagem e possibilitam o desenvolvimento da autonomia e da independência.

Os pais são informados com antecedência sobre objetivos, locais, datas e valores desses estudos.

Day Night e Day Night Camp
Em continuidade às
propostas cotidianas, que visam o desenvolvimento da autonomia, as crianças a partir de 3 anos são convidadas para o Day Night, acantonamento que acontece na escola durante o primeiro semestre letivo. A partir do Jardim, as crianças também são convidadas para o Day Night Camp, estudo do meio em um sítio, onde as crianças passam dois dias e uma noite.
Essas experiências representam ricas oportunidades de aprendizagem, possibilitam o exercício da independência, autonomia, do cuidado de si e dos
próprios pertences, favorecem o desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança, da capacidade de superação de desafios e fortalecem os vínculos de amizade
Tarefas de Casa
As tarefas representam um meio das crianças expandirem para casa os conhecimentos vivenciados anteriormente na escola ou vice-versa. Objetivam desenvolver autonomia e responsabilidade. São enviadas esporadicamente para os grupos de Maternal e frequentemente para os grupos de Jardim, por meio de propostas gráficas ou pesquisas, com comunicado que explica os objetivos e indica os prazos para retorno.