PERÍODO COMPLEMENTAR BILÍNGUE

Período Complementar

Os alunos que frequentam o Meu Castelinho em horário estendido participam de atividades pedagógicas em um dos períodos, e no contra turno fazem parte da proposta do Integral. A distribuição dos grupos é organizada de acordo com a faixa etária e possibilidades de interação. A rotina é cuidadosamente planejada, dinâmica e possibilita que as crianças tenham tempo para brincar livremente, optem pelas atividades que querem se dedicar, aproveitem as áreas externas e a natureza ao redor, alimentem-se bem e descansem.

Partimos do pressuposto de que o período integral deve priorizar as relações entre os pares, a prática de esportes, o aprendizado de outra língua e propostas artísticas diversas, que envolvem e despertam a curiosidade e a vontade de estar por mais tempo na escola. No planejamento estão previstas atividades com professores especialistas, algumas inclusas na mensalidade e outras opcionais com valores.

PROGRAMA BILÍNGUE

Os alunos matriculados em período semi e integral participam de vivências e propostas recreativas em Inglês, diariamente, no Programa Integral Bilíngue. O conteúdo é apresentado por meio de histórias, com o auxílio de materiais concretos como fantoches, brinquedos, cartões, músicas, pôsteres, jogos, dentre outros. As vivências ensinam as crianças a compreenderem e a pensarem na língua desde pequenas, na medida em que brincam e visualizam o que está sendo falado em inglês.
Os grupos também participam de projetos literários, assistem a vídeos sobre os temas e engajam-se em jogos, brincadeiras, culinárias e atividades de artes – propostas que proporcionam diferentes experiências pedagógicas e, consequentemente, o real e significativo aprendizado da língua.
Saiba mais
O Programa Integral Bilingue, que acontece diariamente no período oposto ao pedagógico, proporciona vivências diárias na língua inglesa de forma lúdica e divertida, por meio de vivências e experiências significativas em inglês.

O aprendizado acontece de forma espontânea e divertida por meio de projetos que englobam contação de histórias com fantoches, brinquedos e materiais não estruturados, música, jogos, brincadeiras, culinária e atividades artísticas que desenvolvem no aluno, além da linguagem, habilidades cognitivas, artísticas e esportivas, a criatividade e a interação. A proposta é ensinar a criança a compreender e pensar em inglês desde pequena. A grande riqueza de material usado permite que ela toque, brinque e visualize o que está sendo falado, sem a necessidade da tradução. Estruturas e conteúdo são contextualizados e, como consequência dessa exposição natural ao idioma, ela passa a usar a língua ao se comunicar.

Benefícios do aprendizado de um segundo idioma ainda na infância:
  • A habilidade de se aprender um segundo idioma é mais aguçada dos 2 aos 5 anos de idade. Quanto mais cedo a criança aprender uma segunda língua, mais efetiva será a sua aquisição.
  • O contato diário com o inglês na infância é um excelente estímulo para o desenvolvimento cognitivo, pois ativa as conexões cerebrais e melhora o raciocínio rápido, a criatividade e a capacidade de concentração e de memorização.
  • Crianças mais novas possuem habilidades mais generalizadas e tendem a preocupar-se menos em cometer erros. Elas são mais propensas a iniciar a comunicação com outros, independentemente do código linguístico.
  • Aprendizes que têm o contato com a língua estrangeira ainda na infância possuem maior facilidade de compreensão auditiva e uma pronúncia mais próxima à de falantes nativos.
  • O contato com outra língua e cultura desenvolve na criança valores e a capacidade de lidar com a diversidade.
Dúvidas Frequentes

Como se dá o processo de aprendizado de uma segunda língua? 

O ideal é que o processo aconteça natural e gradativamente, como acontece com a língua materna: primeiro a criança compreende o que está sendo dito a ela e segue comandos, depois passa a falar palavras soltas e, posteriormente, passa a acrescentar palavras que conhece em frases completas. Inicialmente, ela usa “frases feitas” na segunda língua para, depois, passar a produzir naturalmente. E somente após ser bastante exposta à linguagem oral, ela passa a aprender a ler e escrever (Fundamental I).

O contato com inglês muito cedo pode confundir a criança que está aprendendo a falar? 

O cérebro da criança tem a capacidade de acomodar dois ou mais idiomas sem prejudicar um para aprender o outro. Durante o processo de aprendizado, uma criança pode misturar os dois idiomas em uma mesma frase, situação que acaba com o tempo. Isso é parte natural do aprendizado e acontece não porque ela está confundindo e sim porque está aprendendo da maneira correta: internalizando a língua e produzindo naturalmente.

Quanto tempo uma criança leva para se expressar na segunda língua?

As experiências vivenciadas oferecem contato constante com o idioma e diferentes oportunidades e motivações para os alunos produzirem em inglês, entretanto, o tempo que cada criança leva para produzir depende das características de cada aluno e de como cada um se apropria da nova língua. O importante é que o processo aconteça naturalmente e seja prazeroso e significativo para todos!

Aproveite a melhor idade para o aprendizado de uma nova língua e matricule seu filho(a) no Bilíngue para que ele(a) aprenda inglês brincando e se divertindo!

ATIVIDADES COM EDUCADORES ESPECIALISTAS

Atividades ministradas por especialistas em diversas áreas visam complementar a proposta educacional e pedagógica da Educação Infantil. Algumas estão presentes no currículo e outras são opcionais e oferecidas no contraturno escolar.

CURRICULARES

No Meu Castelinho as crianças participam, no período pedagógico, de uma vivência em inglês 1 vez por semana.

Assim como acontece diariamente no Programa Bilíngue, as aulas curriculares também proporcionam um aprendizado lúdico e divertido, por meio de temas mensais que fazem parte da realidade infantil e englobam contação de histórias com fantoches, brinquedos e materiais não estruturados, música, jogos e brincadeiras.

A ideia é oferecer aos alunos o contato com uma nova língua por meio de experiências significativa!

No Meu Castelinho a música faz parte do cotidiano das crianças pois além de proporcionar um estado agradável de bem-estar e de aproximar as crianças, é um recurso facilitador da atenção auditiva e da concentração e, portanto, ferramenta de aprendizagem.

As experiências com a especialista Musicista complementam esse trabalho, pois oferece diversidade de estratégias e a ludicidade que esses momentos proporcionam. O trabalho em equipe possibilita que a musicista integre elementos musicais relacionados aos temas de projeto e, então, a interdisciplinaridade acontece de maneira natural.

No Meu Castelinho a Psicomotricidade faz parte da rotina dos grupos e, as propostas previamente planejadas por um educador especialista, auxiliam o desenvolvimento integral das crianças, pois  essa ciência atua sob o cognitivo, afetivo e motor e, ao utilizar parâmetros da educação física,  facilita a descoberta e a relação delas com o corpo; essas ações pedagógicas interligam movimentos com as interações sociais e, durante as propostas elas expressam-se,  interagem e desenvolvem capacidades como a lateralidade, organização,  noção espacial e esquema corporal.

As vivências de Teatro têm como intuito possibilitar o contato com uma forma artística de percepção do mundo, por meio do contato com diferentes linguagens artísticas, que aos poucos serão incorporadas na formação, e construção de novas formas de significação. Por meio de jogos, músicas, atividades lúdicas e exercícios teatrais, surgem oportunidades de descobrir formas de agir e relacionar-se com o entorno.

A Yoga faz parte do currículo da Educação Infantil, a partir dos quatro anos, com o objetivo de proporcionar consciência corporal, equilíbrio, relaxamento, foco, concentração e boa disposição no cotidiano.
Por meio da contação de histórias, as crianças aproximam-se dos preceitos filosóficos do yoga e aprendem ferramentas essenciais para a vida no mundo contemporâneo e acelerado em que vivemos, como por exemplo perceber a respiração, possibilidades de controlar o próprio corpo e os pensamentos.
Os instrumentos utilizados nas vivências de yoga são o silêncio, a respiração ritmada, o foco e a concentração, os movimentos do corpo e alongamentos.

EXTRACURRICULARES

O Judô proporciona a vivência de movimentos novos, a exploração do domínio corporal e o desenvolvimento motor de forma lúdica. No curso são mostrados às crianças fundamentos importantes das artes marciais, como respeito, concentração e disciplina, para que que tomem gosto pela atividade física e a modalidade.
Através de canções, brincadeiras e histórias, os exercícios são desenvolvidos considerando o imaginário das crianças, o que torna a aula uma construção conjunta, direcionada pela professora. A dança proporciona à criança um melhor entendimento do próprio corpo, estimula a criatividade, bem como auxilia no desenvolvimento psicomotor e convívio social.
Por meio de movimentos, que fazem parte de um jogo cultural, as crianças desenvolvem a coordenação motora, a flexibilidade, o alongamento, a agilidade e o equilíbrio. A Capoeira amplia a noção de musicalidade, ritmo e trabalho em dupla, além de contribuir para o autoconhecimento corporal e mental.
Por meio da mais pura brincadeira as crianças aprendem diversos conceitos e valores, como o respeito às regras, ao espaço do próximo, aos limites e à diversidade, o trabalho em grupo, a superação de limites – valores que as crianças poderão levar para a vida e utilizar em diferentes momentos do cotidiano.
Por meio de movimentos de acrobacias, aéreos, malabares entre outros, os alunos têm oportunidade de desenvolver alongamento, força, flexibilidade, consciência corporal e a coordenação motora global, de forma lúdica e muito divertida.
A aula de robótica facilita a compreensão de conceitos científicos e aumenta a capacidade para estruturar investigações e resolver problemas. Conceitos de física, matemática, engenharia e curiosidades são abordados de maneira lúdica durante a execução de um projeto. As aulas se iniciam com montagens planas ou de estrutura simples, para que se possa avaliar e levar em consideração o conhecimento prévio e a visão espacial do aluno. No decorrer do ano, também são abordados de forma mais sutil estruturas médias e alguns mecanismos tais como alavancas, relações de engrenagens e projetos motorizados.
Os alunos matriculados nos períodos semi-integral e integral participam do Programa Integral Bilíngue, com vivências de aproximadamente uma hora diárias em inglês inseridas no currículo. A Oficina Bilíngue oferece aos alunos matriculados em meio período também a oportunidade de participarem destas vivências! Os pais podem optar por vivências duas, três ou cinco vezes por semana no período oposto ao pedagógico.
Parcerias
Natação (a partir do Vermelho) – convênio com escolas de natação da região

A Escola Meu Castelinho tem um convênio com a Escola de Natação 4fit e esta parceria, além de proporcionar aulas de natação de qualidade por um valor especial, oferece também a opção do serviço de transporte e monitoria, para crianças a partir de 4 anos, na unidade Itaim Bibi.