Primeiríssima Infância – Interações: Comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos

A interação social dos indivíduos promove a troca de experiências e conhecimentos entre os membros mais experientes e outros menos experientes da cultura em questão. Por meio da interação, elas trocam informações, linguagens e ações; começam a se relacionar com o outro, aprendendo a respeitá-lo e a construir valores e princípios de colaboração.

“As interações sociais podem ter caráter pontual, de curta duração, ou podem ter maior permanência, como as que ocorrem entre os adultos responsáveis e as crianças que estão sob sua atenção. Quando elas envolvem uma sequência de interações e trocas entre as mesmas pessoas ao longo do tempo, são classificadas como relações sociais. Tais relações se transformam em conexões especiais para a criança pequena: vínculos que intervêm no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança – físico, psicológico, intelectual e social – e que, por isso mesmo, precisam ser positivos.”.

Para entender um pouco mais sobre a importância das interações de qualidade durante a primeira infância, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal lançou o livro “Primeiríssima Infância – Interações: Comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos”. Disponibilizamos abaixo o e-book para que todos tenham acesso aos conhecimentos e reflexões de especialistas sobre o assunto.

Clique no link para acessar o e-book:

primeirissima-infancia-interações-comportamentos-pais-cuidadores-criancas-0-3-anos

 

Escola Meu Castelinho

Escola Meu Castelinho

Itaim Bibi | Pinheiros • São Paulo • SP