A Escola

História

A Escola Meu Castelinho nasceu em 1968 juntamente com um ideal: proporcionar às crianças experiências práticas e oportunidades para construírem conhecimentos de forma investigativa, lúdica e criativa.

Baseada em princípios como: Educação para o pensar, Liberdade de escolha, Responsabilidade pelas ações, Interações para a construção do Conhecimento, a escola cresceu a partir de valores, experiências e conhecimentos, que norteiam a proposta educacional e pedagógica.

A ampliação resultou em 1987 na extensão do “Olhar Educativo” à criança em suas primeiras descobertas e momentos de convivência, com o atendimento especializado em Berçário.

Experiência sensorial – 2019

Inspirações Metodológicas

A partir do ideal de proporcionar às crianças a construção de conhecimentos de forma investigativa, lúdica e criativa, a escola está fundamentada em concepções pedagógicas participativas, nas quais as crianças são consideradas ativas no processo de aprendizagem, livres para explorar o meio ao redor, investigar possibilidades, elaborar estratégias e construir conhecimentos através das próprias experiências, na busca pela superação de desafios e resolução de problemas práticos vinculados à realidade.

A equipe de educadores revisita constantemente a metodologia, pesquisa e discute sobre diversas abordagens que valorizam a construção dos conhecimentos, a interação, a aprendizagem significativa, o desenvolvimento da autonomia, e cria estratégias para a prática pedagógica com as crianças. Nesse processo as metodologias e as propostas são construídas, atualmente influenciadas por referências como Maria Montessori, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Celéstin Freinet, Henri Wallon, Paulo Freire, Emília Ferreiro, Emmi Pikler e Loris Malaguzzi.

Equipe

A equipe – formada por especialistas em diversas áreas como Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Enfermagem, Psicomotricidade, Arte e Música – acompanha as crianças, considera necessidades e possibilidades individuais e contribui com o desenvolvimento integral em cada uma das etapas.

O trabalho com cada grupo de crianças é orientado durante o cotidiano por pedagogos, com o apoio da equipe de educadores especialistas, que ampliam o “olhar” pedagógico para dimensões específicas nas diversas áreas do conhecimento.

Para integrar a equipe, a formação inicial dentro da área de atuação é imprescindível; as experiências com crianças pequenas em contextos de pedagogias participativas, e a vontade de estudar continuamente são essenciais.

Por acreditar na importância desse percurso contínuo de aperfeiçoamento profissional, a escola organiza tempos e espaços permanentes em sua rotina para a formação continuada dos educadores, através de um projeto que promove a reflexão sobre a prática educacional e o estudo sobre referenciais teóricos que fundamentam o Projeto Político Pedagógico da escola.

Nesse espaço dialógico de aprendizagem, são formados grupos de estudos e núcleos de atuação, com parcerias de instituições e profissionais da área da Educação, Psicologia e Saúde com princípios e ideais congruentes aos do Meu Castelinho.

Além dos encontros que acontecem dentro da escola, os educadores também são convidados e incentivados a participar de cursos, seminários e palestras que contribuem para a sua qualificação profissional.

 

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Visão

Vivemos em uma sociedade acelerada, industrializada, marcada e delimitada pelo tempo, conectada à tecnologia, em que as informações estão acessíveis e o grande desafio é saber como lidar com elas, onde encontrá-las, como selecioná-las e utilizá-las para produzir novos conhecimentos.

A escola é um espaço de construção de conhecimentos, que instiga o aprender, onde deve haver: oportunidades para criar, provocações para pensar e inquietações para buscar novos horizontes. Esse processo de descobertas, de idas e vindas constantes, envolve as diversas dimensões humanas inerentes aos sujeitos e ao grupo, como a intelectual, a social e a afetiva, portanto aqui no Meu Castelinho educação se faz a partir da realidade de quem se educa.

Partimos da concepção de que a criança tem significativo potencial, que precisa ser descoberto por meio de oportunidades de vir a ser, sentir, fazer, conviver e aprender. Acreditamos que ela aprende na medida em que atribui significados ao que vive e ao mundo ao seu redor, num processo de construção de conhecimentos, identidade e valores. Por isso é preciso tempo para brincar, imaginar, interagir, investigar, criar, dialogar, planejar, apreciar, representar, registrar e refletir sobre tudo o que é vivenciado em um processo reflexivo de autoria, no qual ela é protagonista de sua aprendizagem.

Missão

Educar para a vida e formar indivíduos que conheçam a si próprios, sejam conscientes de suas capacidades e objetivos. Pessoas reflexivas, criativas, autônomas e responsáveis, capazes de analisar, criticar e transformar a realidade, por meio de ideias e soluções, para o bem individual, social e do meio ambiente. Nossa missão tem como alicerce dois pilares, que permeiam as ações educacionais durante o processo de Ensino – Aprendizagem: A Vivência de Valores e a Educação para o Pensar.

Vivência de Valores

Os valores da escola, cultivados diariamente, visam a amizade, solidariedade, empatia, responsabilidade, justiça, persistência; o respeito à individualidade, diversidade e ao meio ambiente. As crianças são estimuladas a observar e refletir sobre causas e consequências das próprias atitudes durante o cotidiano, por meio de atividades e momentos de convivência, para gradativamente formarem princípios, que norteiem suas ações e escolhas na vida em sociedade.

Educação para o pensar

Fundamentadas em concepções pedagógicas participativas, as propostas oferecem vivências baseadas nos interesses das crianças, instigam a exploração do mundo ao redor e proporcionam o autoconhecimento e oportunidades de elaboração, construção e ação a partir das próprias escolhas. Esse processo possibilita às crianças aprender a pensar e agir sobre a realidade, investigar, formular hipóteses sobre diversos contextos e construir conhecimentos de maneira significativa.

Nesse contexto os educadores são mediadores, que consideram singularidades e os conhecimentos prévios das crianças, propõe desafios, e as provocam a pensar, para que gradativamente desenvolvam autonomia e responsabilidade.

 

Parceria entre Pais e Escola

A parceria entre e a escola e as famílias é essencial para o pleno desenvolvimento das crianças, principalmente nos primeiros anos de escolaridade. Acreditamos que a identidade da escola é formada pelas crianças, pelos educadores e pelas famílias, e que a participação ativa de todos é fundamental nesse sistema de relações, que convida ao diálogo de toda a comunidade. Criar oportunidades para aproximar as famílias do cotidiano é uma das metas educacionais da escola, por isso durante o ano letivo há encontros grupais e individuais especialmente planejados para conversar sobre desenvolvimento e aprendizagem, trocar informações, oferecer orientações e estabelecer uma parceria educacional que contribua para a educação integral de nossas crianças. Considerando o desafio dos pais em conciliar a vida escolar das crianças e a própria demanda pessoal, a escola disponibiliza o acesso a aplicativos, para facilitar a comunicação diária com as famílias e incentivar a participação em reuniões e palestras pelo ambiente virtual.

Saiba mais sobre a comunicação entre pais e escola.