Quanto mais oportunidades as crianças tiverem de brincar com os conceitos, mais elas poderão desenvolver habilidades e, ao mesmo tempo, usufruir da Infância, uma fase única que jamais retornará.
Segundo o mesmo autor, esta é a fase de maior criatividade na vida de um ser humano, portanto é essencial proporcionar aos pequenos experiências sensoriais ou brincadeiras corporais, nas quais a criança pode descobrir os objetos, as relações entre eles e também a si própria, na medida em que investiga as propriedades e os conceitos, a partir das próprias habilidades. O pensamento da criança opera com coerência lógica quando está ligado às situações concretas, ou seja, as operações lógico-matemáticas partem de objetos já constituídos e de sua relação entre eles.
Dessa forma, a construção de conceitos matemáticos (noção de mais, menos, maior, menor, igual, diferente, medidas, pesos,…) se dá durante as ocupações de interesse da criança: as brincadeiras!
Manipular diferentes objetos e participar de diversos tipos de jogos, com nível de complexidade crescente, pode favorecer o surgimento de estruturas operatórias, tais como: classificação, seriação, conservação, entre outras. Além disso, as crianças aprendem a planejar, trabalhar em equipes e desenvolvem habilidades emocionais, como a coordenação de diversos pontos de vista, necessários a reciprocidade e cooperação.
O aprendizado de conceitos, valores e regras acontece naturalmente no Meu Castelinho, por meio de experiências durante as quais as crianças atribuem sentidos, compreendem e integram os conhecimentos para aplicá-los em novas situações que acontecem na vida prática.
Assim, as crianças aprendem, se desenvolvem e brincam, condição essencial e direito das crianças pequenas.
Andrea Caram de Oliveira
Psicóloga e Orientadora educacional