Receitas para crianças pequenas

As primeiras fases da alimentação complementar são um período único para estimular o paladar da criança e desenvolver hábitos alimentares saudáveis que a orientarão até a fase adulta. Portanto, diversifique e ofereça a maior variedade de alimentos que puder!

 

Após a etapa inicial da alimentação complementar, que se estende dos seis meses até por volta do primeiro ano de vida, o bebê já pode começar a comer preparações mais elaboradas, semelhantes às dos adultos!
E, também já está pronto para juntar-se à rotina do horário de refeições em família! Assim, além de observar os adultos comendo e tentar imitá-los, a criança também vai aprender que o horário das refeições pode ser divertido e prazeroso!

 

Pensando nisso, a Nutrico separou receitas especiais para os pequenos

Com elas você poderá incrementar e variar ainda mais o cardápio, se programar e manter a rotina organizada!

Todas as receitas podem ser oferecidas para bebês a partir de um ano de idade ou até um pouco menos! Dependendo do estágio da introdução alimentar em que eles se encontram. Muitas podem ser consumidas com as mãos, assim a criança vai se divertir com o desafio de comer sozinha e associará esse prazer ao ato de se alimentar!

Para as receitas salgadas, prefira sempre temperos naturais! O sal pode até aparecer a partir do primeiro ano, mas em pequenas quantidades.

Para as receitas doces, as frutas são sempre as melhores opções para adoçar! Açúcar só após o segundo aniversário e na menor quantidade possível. Ok?!

 

Ahh e certifique-se de dar tempo para a criança se acostumar a novos sabores e texturas! Ela pode recusar um alimento hoje e daqui a alguns dias aceitá-lo bem, não desista de oferecer! Paciência, persistência e dedicação são as palavras-chave desta fase tão rica e que, acredite, passa tão rápido!

Luana Ramos , nutricionista da Nutrico e da Escola Meu Castelinho

Escola Meu Castelinho

Escola Meu Castelinho

Itaim Bibi | Pinheiros • São Paulo • SP